segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Problemas de visão aumentam insucesso escolar


Sociedade portuguesa de Oftalmologia adverte que problemas de Visão podem originar falta de interesse e dificuldades de aprendizagem por parte dos alunos


O regresso às aulas está quase ai. Alunos e familiares preparam mais um ano lectivo. Compram-se os manuais, a mochila e os lápis por usar. Tudo é para obter bons resultados, mas é preciso não passar a borracha sobre um fator que a sociedade Portuguesa de oftalmologia (SPO) aponta como potencial responsável de muitos casos de insucesso escolar. Veja bem o problema; uma em cada cinco crianças apresenta algum tipo de deficiência de função visual e os “erros refractários”- como miopia, hipermetropia, astigmatismo e estrabismo – “são as doenças que mais afetam” os mais novos. 


Olhos e Visão


http://www.deficienciavisual.pt/saude.htm

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Fizeram seguro de vida no Santander, mas foram enganados


Casal fez seguro de vida no Santander Luis descobriu que tem uma doença letal, mas que o seguro nada vai pagar.
Luís e Sara fizeram um seguro de vida na sequência de um crédito à habitação no banco Santander. E 15 anos depois, quando precisaram, perceberam que foram enganados.


https://tvi24.iol.pt/sociedade/programa-ana-leal/ana-leal-fizeram-seguro-de-vida-no-santander-mas-foram-enganados

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Inclusão na banca. Montepio lança cartões adaptados para cegos


Banco acredita que novo cartão fará ”toda a diferença no dia a dia das pessoas com deficiência visual”. O cartão tem uma ranhura que torna mais fácil não só distingui-lo dos restantes como a sua utilização nos terminais. “A ranhura, em forma de meia lua, posicionada no canto inferior direito do cartão, permite às pessoas com deficiência visual distinguir de forma simples e imediata a posição correta para inserir o cartão nas caixas automáticas (ATM) e nos Terminais de Pagamento Automático (TPA)”, indica o Montepio.  

https://www.dinheirovivo.pt/banca/inclusao-na-banca-montepio-lanca-cartoes-adaptados-para-cegos/

Adolescente cega sagra-se campeã da Europa de surf adaptado.


Uma adolescente cega sagrou-se campeã da Europa de surf adaptado. Marta Paço ganhou a medalha de Ouro na classe AS-VI no primeiro campeonato de surf adaptado que se realizou na praia do cabedelo, em viana do castelo.
O Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para pessoas com Deficiência, João Aranha, afirmou à lusa citada pela Visão, que a atleta “entrou na primeira bateria do dia, tendo-se sagrado campeã europeia individual feminina e, após disputar a o no Open AS-VI com os atletas masculinos, alcançou o terceiro lugar no primeiro campeonato europeu de surf adaptado”. 


https://palavrasoltas.com/adolescente-cega-sagrou-se-campea-europa/?fbclid=IwAR2QxrUrRTKfdn7QnhKHgMFDOlPkVBjJoZbnW5eXdKMRXVDSNKj4gkC8Nck

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Engenheiro cego cria bengala que usa o Google Maps para ajudar pessoas cegas




O uso da tecnologia para ajudar pessoas em seu dia a dia vem se tronando cada vez mais comum. Aparelhos como GPS, o celular, o microondas são algumas milhares dessas inovações que hoje em dia, viraram reais dependência ao ser humano.


https://www.revistacarpediem.com/engenheiro-cego-cria-bengala-que-usa-o-google-maps-para-ajudar-pessoas-cegas/?fbclid=IwAR2zhOotemRMCp0_swWtaYMGwBtQ1ibM3x66SWPQHaAgu07DXW4C-xPpQtE

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Doce da Casa




Doce da Casa

Ingredientes
6 ovos
1 Lata de leite condensado
1 Lata de leite (da medida do leite condesado)
200ml de natas
Bolacha Maria qb
2 Colheres de sopa de açúcar
Café



Preparação

1 – Separar as gemas das claras
2 – Num tacho coloque as gemas com o leite condensado o leite e misture bem
3 – Em seguida leve o preparado ao lume brando e vá mexendo sem parar até engrossar
4 – Colocar o creme num pyrex ou em tacinhas ou em um taça grande (foi o que eu fiz) e deixe arrefecer entre 15 a 20 minutos
5 – Triturar a bolacha maria até ficar em pó
6 – Ferver água para fazer o café, em seguida passar as bolachas pelo café e colocar por cima do creme já arrefecido
7 – Bater as natas bem firmes com uma colher de açúcar
Bater as claras em castelo com uma colher de açúcar
8 – Envolver cuidadosamente as claras (batidas em castelo) com as natas já batidas e colocar por cima do creme com a bolacha triturada
9 – por fim colocar lascas de chocolate ou bolacha maria triturada por cima do doce

Bom apetite

Receita confecionada por João Martins




terça-feira, 15 de outubro de 2019

Quanto devemos ter de fundo de emergência?



Nélson Costa

Gestão Diária

Um fundo de emergência é ideal para prevenir situações extraordinárias com impacto financeiro e não cair no endividamento, mas quando devemos guardar?
Criar um FUNDO DE EMERGÊNCIA é uma das principais recomendações dos especialistas em finanças pessoais para fazer face a qualquer vicissitude da vida que tenha impacto direto no Orçamento Familiar.
Perda de emprego, redução abrupta de rendimentos, despesas inesperadas, como mudar de casa ou carro e uma doença são alguns dos imprevistos que podem acontecer na vida de qualquer pessoa. Ter um fundo de emergência ajuda a minimizar o impacto destas circunstâncias extraordinárias.

https://www.e-konomista.pt/fundo-de-emergencia/

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Dia Mundial da Visão



O dia Mundial da Visão comemora-se anualmente na segunda quinta-feira de Outubro de cada ano.

Cuide da sua saúde ocular, prevenir é o melhor remédio!

Massas de gelo da Antártida estão a derreter por ação do aquecimento do oceano



Correntes de agua oceânica mais quentes que o normal estão a derreter as massas de gelo flutuante que rodeiam a massa de gelo terrestre na Antártida, contribuindo para a subida do nível do mar, indica um estudo hoje divulgado.

Decreto-Lei n.º 136/2019



O que é?
Este decreto-lei introduz o acesso á Prestação Social para a Inclusão (PSI) a crianças e jovens com deficiência e com uma incapacidade igual ou superior a 60%.



https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/124500726/details/maximized?res=pt&fbclid=IwAR09fcjoW89Lbx433DRsMXQqaaJbJTunWlznmOnpG2_s4AKQLjjcRQJVM5Q

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Embalagens Solidarias nos CTT


Há uns dias atrás, fui aos CTT e descobri algo muito interessante que desconhecia por completo.
EMBALAGENS SOLIDÁRIAS
Ou seja, vamos aos CTT pedimos as embalagens, colocamos lá o que para nós já não faz falta, mas que para muitos certamente irá ser bastante útil, escolhemos a instituição para onde queremos enviar e no fim vamos entregar aos CTT que enviam para a instituição escolhida por nós, um serviço totalmente gratuito.
Como é que este tipo de coisas não são divulgadas?
Tenho algumas embalagens para enviar para Fundações que necessitam e é sempre uma boa ajuda para eles.
Sabem, sinto-me tão bem ao faze-lo assim posso ajudar outras pessoas.
Como é evidente não consigo mudar o mendo mas… poso torna-lo um bocadinho melhor.
Façam como eu, partilhem com os outros o que já não querem.
Se quiserem DIVULGUEM…









Texto de João Martins

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Casa D`Avó Celina Funchal Madeira

Casa d’ avó Celina
Também no Facebook

Na casa da avó Celina irá disfrutar de vivências que são típicas da Madeira, tais como o viver no meio de uma pequena plantação de bananeiras com típico corredor de vinha ao longo do quintal, participar na apanha e respectiva pisa das uvas na época da vindima, o cuidar de uma pequena horta com legumes da época; o saborear as típicas ervas de chá, ou seja, o viver como o típico Madeirense. 



https://www.airbnb.pt/rooms/34038348?source_impression_id=p3_1570467119_L%2FekBOfmjvnY8cbR










Autarcas de Portugal e de Espanha preocupados com redução drástica do caudal do Tejo



Autarcas de Portugal e de Espanha manifestaram hoje "apreensão e grande preocupação" pela redução drástica do caudal do rio em toda a extensão do Tejo Internacional. Em comunicado enviado à agência Lusa, os autarcas de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão e Idanha-a-Nova (Portugal) e de Cedillo, Carbajo, Herrera de Alcántara e Alcântara (Espanha) condenam a forma como foram geridos os caudais no percurso do Tejo Internacional, que originaram elevados prejuízos ambientais, turísticos e económicos.



sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Furacão nos Açores


Pescadores das Lajes das Flores dizem que cenário de destruição é histórico

Não sabem quando podem regressar ao mar.  Depois da passagem do furacão Lorenzo, os pescadores ficaram sem meio de sustento e esperam uma solução rápida.





Os oceanos estão a ficar mais quentes mais rapidamente do que se pensava


 


Até 2100, os oceanos vão aquecer entre duas a quatro vezes mais do que aqueceram até hoje e os glaciares vão derreter a uma velocidade nunca antes vista.Se não houver uma ação urgente para reduzir as emissões de dióxido de carbono, milhões de pessoas vão sofrer consequências, que podem ser drásticas.





Não é lixo, é um mar de lixo

As praias entre troia e Melides, em Grândola têm menos 20 toneladas. Esta é a maior acção de limpeza feita em Portugal, todos os anos. Um documentário de Tânia Paiva e Tiago Mendes dos Santos.





quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Só há uma capital europeia onde isto é possível. LISBOA.


Só há uma capital europeia onde isto é possível. LISBOA.
Ver golfinhos no téjo.

Aparecem uma vez por ano
Uma imagem que vale mais que mil palavras.


Um espectáculo.



Texto de João Martins