segunda-feira, 6 de abril de 2015

O QUE É A SUNVISÃO? QUIAS AS CAUSAS?


É uma incapacidade visual crónica, isto é, os pacientes com subvisão não são completamente cegos, mantendo alguma visão (residual). Esta incapacidade resulta de doenças da retina, de acidentes ou outras doenças. Não pode ser corrigida com cirurgia, com medicamentos ou óculos comuns. No entanto, os afetados podem beneficiar de ajudas. Existem diversos auxiliares para diversos propósitos, que vão maximizar o resíduo visual, permitindo manter o sistema visual mais ativo, melhorando assim a qualidade de vida.

O QUE É A SUBVISÃO?
Subvisão ou visão sub normal pode definir-se como visão insuficiente para se poder ver as coisas que se desejam fazer, apesar de se usar lentes comuns. Um departamento de subvisão atende pacientes que tenham menos de 30% de acuidade visual e campo visual inferior a 20º. Pacientes afetados por degenerescência macular ligada à idade, Distrofias Maculares, Retinopatia Diabética, Retinose Pigmentar, Glaucoma, Atrofia Optica, Catarata congénita e Nistagmas devem ser regularmente acompanhados por esta área da oftalmologia.

SUBVISÃO É O MESMO QUE CEGUEIRA?
Não. A cegueira é a ausência total de visão. Muita gente as confunde, porque geralmente se usa a terminologia “cego legal” para as pessoas que tem ainda visão aproveitável. A qualidade de visão e o modo como sla é utilizada varia de pessoa para pessoa.

SE TIVER SUBVISÃO, QUEM PODE AJUDAR-ME?
Precisa de ser observado por um oftalmologista (de preferência especializado) que avalie as causas da subvisão. Essa avaliação vai permitir obter a maior quantidade e qualidade de ajuda disponível. De qualquer modo, tenha em conta que melhorar o seu desempenho visual depende, em geral e em grande parte, da sua colaboração.

COMO SE AJUDAM OS PACIENTES COM SUBVISÃO?
Ajudam-se através de um programa de reabilitação. Tal programa deve ser personalizado, tendo em conta o resíduo visual de cada pessoa, as suas principais necessidades e mesmo o momento particular que cada um atravessa, já que as dificuldades que a limitação visual impõe geram lógicos altos e baixos anímicos. No processo de reabilitação, podem intervir diferentes profissionais que o ajudam: técnico especializado em subvisão. Terapeuta visual, Psicólogo, Psico-pedagogo, Assistente social, Técnico de Orientação e Mobilidade e Terapeuta ocupacional.

EM QUE CONSISTE A REABILITAÇÃO VISUAL?
A reabilitação visual consiste em por em pratica exercícios e estratégias que favoreçam e optimizem a visão reduzida, como por exemplo, a adaptação da iluminação às necessidades de cada um. O treino é essencial para o paciente. Este deve conhecer exatamente as possibilidades de cada uma das ajudas que lhe foram prescritas e saber quais são as suas limitações, enquanto doente. Em geral, o tempo de treino com cada paciente varia, de acordo com o tipo de ajuda de que necessita para cada atividade, com a sua visão residual/funcional e com a sua capacidade de interagir com o técnico.

O QUE SÃO AJUDAS PARA A SUBVISÃO?
As ajudas para a subvisão destinam-se às pessoas que querem aproveitar os seus olhos/visão ao máximo. Estas ajudas podem passar por lentes de aumento, telescópios, ampliadores de imagem de texto, candeeiros, marcadores grossos, réguas de leitura e escrita, filtros, elementos informáticos  (ampliadores e leitores de ecrân), ajudas para mobilidade etc. o objetivo destas ajudas é permitir ver coisas com mais facilidade, podendo ser utilizadas em diferentes atividades: no trabalho, nas atividades quotidianas, na mobilidade independente e no lazer.

FICAREI CURADO AU UTILIZAR ESTAS AJUDAS?
Não. Estas ajudas não afetam a saúde dos seus olhos, não serão a causa da melhora, ou do agravamento da sua doença. O terapeuta visual acompanhá-lo-á na procura das condições ambientais que são confortáveis para a sua visão. A pessoa verá melhor com as ajudas enquanto as usar.

SE USAR OS MEUS OLHOS PREJUDICÁ-LOS-EI?
A ciência moderna sabe que o uso constante sa visão não causa deterioração. Ao usar os seus olhos, estará a treinar o cérebro para interpretar com mais facilidade o que vê.

HÁ MEDICAMENTOS A EVITAR
Existem medicamentos prejudiciais que os afetados por doenças Degenerativas da Retina devem evitar. Não se automedique e alerte o seu médico para a contra-indicação de alguns medicamentos.

Texto de : Dra. Maria Ivone Coutinho Pina

Técnica superior Especializada em Baixa Visão

quinta-feira, 2 de abril de 2015

A ESCOLHA DE ÓCULOS DE SOL DEVE SER FEITO COM MUITO CUIDADO

O uso de óculos solares, como sabemos poderá ser um elemento fundamental de não agravar a nossa visão e que infelizmente devido aos raios solares em particular, no verão poderá agravar. Mas, para isso é necessário ter em atenção, em quando pensamos poupar um pouco mais, na compra por baixos preços em barracas de praias, feiras populares, lojas dos chineses, centros comerciais, entre outros espaços e sem qualquer “controlo” por especialistas na área de saúde, poderá sair para nós muitos mais caros a curto e médio prazo, já que, não tem qualidade nenhuma. Mas, também iludimos as vezes por terem um modelo interessante, isto é a “moda”, e que podemos pagar bem caro a nossa vaidade. Assim, segundo os médicos oftalmologistas, embora, sendo verdade que a protecção contra os efeitos raios ultravioletas (UVA e UBV) no corpo devem sere realizada todo o ano, mas é nas duas estações (primavera e verão) em que o sol está mais perto na nossa visão e que devemos reforçar, assim, (com óculos solares). Porem, é comum ver senhoras, senhores e crianças usando o assessório, que possuo um leque gigantesco de opções e modelos, cores e estilos diferentes, mas é de suma importância, ter muito cuidado com os óculos que se escolhe. Todoavia, o que devemos pensar é se, o material como são concebidos, sejam de qualidade, para que o então estilo não se torne um vilão para a saúde, ocular. Os especialistas reforçam, os óculos de sol devem fazer mais do que proteger os olhos contra a luminosidade. Mas, também, proteger os olhos contra a radiação, muito prejudicial e que pode danificar a córnea, o cristalino e a retina. O seu uso os óculos de sol, que não têm condições na proteção contra efeitos dos raios transmitidos pelo sol, é mais grave do que não usar o acessório (óculos de sol), a explicação esta na finalidade das lentes do produto, como são escuras, acabam dilatando as pupilas, e dando maior abertura para a entrada de luz solar. Como o material não possui a proteção necessária, o efeito é extremamente negativo ao usuário, o que pode ocorrer em doenças oculares, proteja os seus olhos todo ano. Os  olhos são uma estrutura muito frágil, e que todos nós devemos ser muito cuidadosos, para bem da nossa saúde e bem estar.

NEM SEMPRE PRODUTOS DE MODA SÃO OS MAIS BENÉFICOS PARA A SAÚDE OCULAR.


Texto João Martins